Macros para Roll20 – Sertão Bravio

E ai moçada!!!!

610 dias após a primeira postagem sobre Macros, senhoras e senhores, estamos de volta. Vou começar uma série, começando por esta, compartilhando com vocês as macros que eu já fiz, e hoje, irei focar nas que desenvolvi para o Sertão Bravio, do João Pedro Torres.

Se você curte jogos Powered by the Apocalyse World (PbtA) essas macros estão totalmente funcionais e podem lhe ajudar quando você estiver desenvolvendo seu próprio jogo ou quando você quer jogar aquele seu jogo preferido.

As macros a seguir são as Jogada Básicas do Sertão Bravio. As Jogadas de cada arquétipo e de cultura ainda não fiz, mas qualquer dúvida só postar nos comentários deste post que vou lhe ajudando e dependendo da força desse post posso até faze-las. Então vamos ao que interessa.

Vamos ao que interessa!

Vou considerar que você já criou sua conta,  deu uma olhada no site e sabe mexer minimamente nas ferramentas do Roll20. Caso tenha dúvida, há vários tutoriais por aí que ensinam o básico.

Portanto, sem mais delongas, vamos ao que interessa! Crie um novo jogo e selecione None em Optional: Choose a Character Sheet, coloque um nome qualquer e clique em “Estou pronto, crie o Jogo!”.

Existem duas formas de criar macros, a primeira delas é dentro da ficha do personagem em Attributes & Abilities, a outra em My Settings. A diferença entre as duas é minima e ambas permitem que você consiga utilizar Attributes dos personagens como variáveis das macros, como o nome do personagem, dano, atributos e etc. As macros que ficam em My Settings possuem algumas características que iremos explorar num segundo momento. 

Attributes

Crie os seguintes atributos para que as macros funcionem adequadamente. Se você estiver adaptando essas macros para seu joguinho favorito, eu aconselho criar um Attribute para o marcador de vida ou ferimento, e um para cada um dos atributos que são somados ou subtraídos dos moves do seu hack de PbtA. 

Criando Macros em Abilities:

Acesse a pagina do personagem, na aba Attributes & Abilities selecione Abilities e clique em +Add. Note que surgirá um novo campo, com o nome New Ability 0, é a partir deste momento que as coisas começam a se tornar interessantes. Clique no ícone de lápis no canto inferior direito desta pequena tela para podermos começar a editar nossa primeira Macro.

 Capturar

Aparecerá uma telinha na própria ficha do personagem onde você poderá inserir sua macro. Ela é composta pelo título, como default escrito New Ability 0 e logo abaixo um quadro maior em branco onde realizamos a programação da macro em si. Logo abaixo, irei inserir alguns comandos como exemplo. A medida que for lendo este tutorial recomendo que vá testando estas macros no próprio Roll20 para fixar seu conhecimento. Qualquer dúvida, em qualquer momento, basta me procurar nos comentários deste post que tentaremos sanar e esclarecer os pontos nebulosos.

image02

***

JOGADAS BÁSICAS

  • Sacar Uma Pessoa

A primeira coisa que devemos aprender é como rolar dados através da macro, utilize os exemplos abaixo para entender como realizar a macro:

&{template:default} {{name=Sacar uma Pessoa}}{{ 
[[2d6+@{Intuição} +@{Inseguro}]]=Quando você observa atentamente uma pessoa em uma situação tensa, role *+intuição*. Com **10+** você tem 3 trunfos. Com **7-9**, 1 trunfo. Enquanto vocês estiverem interagindo, gaste seus trunfos para fazer perguntas ao jogador:

*- Seu personagem está falando a verdade?*
*- O que seu personagem está sentindo?*
*- O que seu personagem pretende fazer?*
*- O que seu personagem gostaria que eu fizesse?*
*- Como eu convenceria seu personagem a __?*}}


  • Persuadir

Persuadir é um movimento bem interessante pois funciona para persuadir personagens de jogadores e personagens do MJ. Eu resolvi separa-los em 2 macros pois a programação ficou mais fácil. Mas acredito que com um pouco de trabalho dá para colocar tudo em um único movimento.

&{template:default} {{name=Persuadir}}{{ [[2d6+@{Presença} +@{Envergonhado}]] =Quando você tenta convencer alguém a fazer ou lhe dar algo que você quer:

*- ofereça algo em troca;*
*- ofereça a quitação de uma dívida;*
*- use sua autoridade;*
*- use outra forma de influência;*

Então, role *+presença*. Com **10+** eles concordam. Com **7-9** eles escolhem:

*- aceitar em troca de uma promessa;*
*- colocar um preço que possa ser pago imediatamente;* }}

  • Persuadir (Personagem)
&{template:default} {{name=Persuadir - Personagem}}{{ 
[[2d6 + @{Presença} +@{Envergonhado}]]=Quando você tenta convencer alguém a fazer ou lhe dar algo que você quer:

*- ofereça algo em troca;*
*- ofereça a quitação de uma dívida;*
*- use sua autoridade;*
*- use outra forma de influência;*
 
Então, role *+presença*. Com **10+** escolhe:

*- concordar e receber +1 moral;*
*- colocar um preço e fazer uma promessa;*
*- recusar, ficar Na Pressão e receber -1 adiante com você.*

Com **7-9** eles escolhem:

*- aceitar em troca de uma promessa;*
*- colocar um preço que possa ser pago imediatamente;* 
*- se for outro jogador, recusar e ficar Na Pressão.*}}


  • Na Pressão
&{template:default} {{name=Na Pressão}}{{
[[2d6+@{Calma} +@{Nervoso}]]=Quando você tomar uma atitude apesar do perigo ou em uma situação tensa, role *+calma*. Com **10+** você consegue. Com **7-9** você vacila: o Mestre vai lhe oferecer um resultado pior, uma barganha difícil ou uma escolha desagradável.}}


  • Sair na Porrada
&{template:default} {{name=Sair na Porrada}}{{

[[2d6+@{Casca}+@{Debilitado}]]=Quando você apela para a violência corpo-a-corpo para causar dano ou obter algo à força, role *+casca*. Com um acerto, você consegue o que quer, mas pode ter troco. Com **10+**, escolha:

*- Você sai ileso,*

*- Você causa um ferimento terrível (+1 dano),*

*- Você assusta seu inimigo (+1 adiante).*}}

 


  • Atirar
&{template:default} {{name=Atirar}}{{
[[2d6+@{Jeito} +@{Deficiente}]]=Quando você usa uma arma para atacar à distância, role *+jeito*. Com **10+** você causa dano e permanece protegido. Com **7-9** você escolhe entre um ou outro. Independente do resultado, gaste um disparo.}}


  • Ameaçar
&{template:default} {{name=Ameaçar}}{{ 
[[2d6+@{Casca} +@{Debilitado}]]=Quando você tenta intimidar alguém para conseguir o que quer, role *+casca*. Com **10+** eles escolhem fazer o que você quer ou sofrer as consequências. Com **7-9** eles ainda tem que decidir, mas também podem escolher:

*- recuar cuidadosamente e depois fugir,*
*- se proteger de sua ameaça (e você recebe -1 adiante),*
*- dar em troca algo que eles pensam que você quer,*
*- dizer o que você quer escutar.*}}


  • Sacar um Lance
&{template:default} {{name=Sacar um Lance}}{{
[[2d6+@{Noção} +@{Confuso}]]=Quando você procura por informações que não são óbvias, role *+noção*.Com **10+** faça ao Mestre 3 das perguntas listadas abaixo.Com **7-9** , faça 1.De qualquer forma, receba +1 adiante quando agir de acordo com as respostas.

*- O que aconteceu aqui recentemente?*
*- O que está para acontecer aqui agora?*
*- O que eu deveria procurar por aqui?*
*- O que eu considero útil ou valioso aqui?*}}


  • Sobrevivência
&{template:default} {{name=Sobrevivência}}{{
 [[2d6+?{Quando você procura por comida no Sertão role de acordo com o método escolhido|Procurando frutos raízes mel ou com armadilhas,@{Noção}+@{Confuso} |Pescando,@{Calma}+@{Nervoso} |Caçando,@{Jeito}+@{Deficiente}}]]=Com **10+**, você é capaz de alimentar a si mesmo mais um pequeno grupo de pessoas.

Com **7-9** você terá que gastar mais tempo, empregar mais recursos, arriscar-se, ou terá o suficiente para apenas uma pessoa.}}


  • Visão
&{template:default} {{name=Visão}}{{ 
[[2d6+@{Intuição} +@{Inseguro}]]=Quando você pedir a um poder superior por orientação, role*+intuição*. Com um acerto, o Mestre lhe dirá alguma coisa nova e interessante sobre a presente circunstância.

Com **10+** ele lhe dará detalhes.

Com **7-9** ele lhe dará apenas uma impressão. Conte, então, o que você viu!}}


  • Nasci Sabendo
&{template:default} {{name=Nasci Sabendo}}{{ [[2d6+@{Noção}+@{Confuso}]]=Quando você consulta seus conhecimentos a respeito de alguma coisa, role*+noção*. Com um acerto, você percebe ou sabe de algo que ainda não foi revelado.

Com **10+** você diz o que é. Com **7-9** o Mestre lhe diz o que é. Com **6-** você também diz o que é, mas aquilo pode ou não ser verdade. Em todo caso, o Mestre poderá lhe perguntar como você sabe daquilo.}}


  • Ferimentos

Esta é uma jogada invertida, ou seja, quanto menor melhor. 

&{template:default} {{name=Ferimento}}{{
[[2d6+?{Dano Sofrido|1}]]=Quando sofrer ferimentos, role *+dano sofrido* (descontando armadura, se houver).

**Com 10+ o mestre escolhe 1:**
*- Você está fora de ação: inconsciente, preso, desorientado ou em pânico.*
*- É pior do que parecia, receba +1 dano adicional.*

**Com 7-9, escolha:**
*- Você é derrubado.*
*- Você solta ou derruba o que quer que esteja segurando.*
*- Você perde de vista algo ou alguém que esteja vigiando.*
*- Você deixa de perceber algo importante.*

Com **6-** o mestre pode escolher uma opção da lista acima, mas isso implica em -1 dano.}}


  • Doença

Esta é uma jogada invertida, ou seja, quanto menor melhor. 

&{template:default} {{name=Doença}}{{
[[2d6+?{Contágio|1}]]=Quando você é exposto a uma doença, role *+contágio*. Com um acerto, você está infectado, marque 1 ponto. Com **10+** todos os sintomas se manifestam, agora. Ao final da sessão, sua doença gera contágio para personagens que tiveram contato com você. Além disso, se não tratada, ela piora: +1 doença.}}


  • Nas Mãos do Pajé
&{template:default} {{name=Nas Mãos do Pajé}}{{
[[2d6+@{Casca} +@{Debilitado}]]=Quando você se submete a um ritual de Pajelança envolvendo um poder forte, role *+casca*. Com **10+** você se mantém no controle. Com **7-9** o pajé escolhe: você recebe a condição associada àquela substância em caráter prolongado ou perde o controle. Com uma falha, a natureza está no controle.

Ao final, avalie se a experiência lhe impressionou. Em caso afirmativo, diga isto ao Pajé e ele recebe 1 moral.}}


  • Brincando com Fogo 
&{template:default} {{name=Brincando com Fogo}}{{[[2d6+@{Casca}+@{Debilitado}]]=Quando você tenta usar uma fonte de poder forte sem o acompanhamento de um pajé, role *+Casca*. Com um acerto você consegue acessar aquele poder. Com **10+** escolha 2, com **7-9**, escolha um:

*- Obter um efeito positivo;*
*- Não receber a condição contínua;*
*- Manter o controle;*

Independente do resultado, entram em ação os efeitos colaterais e a condição associada, temporariamente.}}


Então é isso aí pessoal, muito obrigado e qualquer dúvida só colocar aí nos comentários. Já estou reunindo material um próximo post com mais algumas macros.