Como criar Macros no Roll20 – Parte 1

dw-banner-dw-generic9

Olá Pessoal! Tudo beleza?

Todo mundo que joga RPG já deve ter passado pela situação onde não foi possível reunir todos seus amigos no mesmo lugar para botar pra quebrar numa caverna escura cheia de perigos mortais. Para suprir essa necessidade surgiram uma serie de ferramentas online que nos permitem jogar RPG com nossos amigos à distância. Existem várias, mas para mim, a melhor delas é o Roll20.

Roll20 é um conjunto de ferramentas digitais de fácil utilização que expande a experiência de jogos de mesa. Se você joga online com a nossa mesa virtual ou pessoalmente, utilizando os recursos de fichas de personagens e de rolagem de dados, o Roll20 economizará seu tempo e te ajudará a se focar em aprimorar suas partes favoritas em jogar jogos de mesa.

Após mais de três anos de atualizações constantes e subitamente passando a marca de um milhão de usuários, o Roll20 têm ajudado a redefinir o hobby de jogos de mesa – mas nós ainda não terminamos. Quer participar do que vem a seguir? Vamos lá.”

Em português, muito fácil de usar, o Roll20 é uma ferramente completa, contando com fichas de vários sistemas legais, a possibilidade de inserir mapas nas campanhas, colocar grids, incluir tokens de personagens ou vilões, camadas especiais que só podem ser enxergadas pelo Mestre, mesa de som, marcadores de pontos de vida, Fog, iniciativa e um monte de outras facilidades legais. Tudo isso totalmente grátis, o que é muito, muito foda. Existe uma versão paga com uma série de recursos adicionais mas de todo modo, vale muito a pena conferir.

Um recurso muito versátil, que tenho utilizado com frequência, são as Macros. Macros são automatizações que fazem com que você poupe tempo, uma vez que você pode rolar vários dados de uma vez com apenas um click. Outra vantagem das Macros é deixar todo sistema mais amigável e organizado para os jogadores.

dw-banner-dw-generic7

Ultimamente criei macros para dois sistemas distintos, o primeiro um hack de Apocalypse World Engine chamado Sertão Bravio, de João Pedro Torres que recomendo fortemente que você conheça e jogue! O outro é um clássico de AD&D lançado no Brasil em meados dos anos 90, First Quest – A Primeiro Missão. Nessa empreitada fiz algumas pesquisas e consegui ir até o limite de onde dá pra se chegar na versão grátis deste programa e agora chegou o momento de compartilhar tudo isso com vocês. Neste primeiro artigo irei comentar a respeito da criação das Macros e dar alguns exemplos e num segundo artigo apresentarei recursos ainda mais avançados. Vou aproveitar e reunir aqui todas as referências que eu utilizei, daí vocês poderão avançar além daquilo que está neste tutorial.

Bons estudos.

***

Vamos ao que interessa!

Vou considerar que você já criou sua conta,  deu uma olhada no site e sabe mexer minimamente nas ferramentas do Roll20. Caso tenha dúvida, há vários tutoriais por aí que ensinam o básico.

Portanto, sem mais delongas, vamos ao que interessa! Crie um novo jogo e selecione None em Optional: Choose a Character Sheet, coloque um nome qualquer e clique em “Estou pronto, crie o Jogo!”.

Existem duas formas de criar macros, a primeira delas é dentro da ficha do personagem em Attributes & Abilities, a outra em My Settings. A diferença entre as duas é minima e ambas permitem que você consiga utilizar Attributes dos personagens como variáveis das macros, como o nome do personagem, dano, atributos e etc. As macros que ficam em My Settings possuem algumas caracteristicas que iremos explorar num segundo momento. 

Criando Macros em Abilities:

Acesse a pagina do personagem, na aba Attributes & Abilities selecione Abilities e clique em +Add. Note que surgirá um novo campo, com o nome New Ability 0, é a partir deste momento que as coisas começam a se tornar interessantes. Clique no ícone de lápis no canto inferior direito desta pequena tela para podermos começar a editar nossa primeira Macro.

 Capturar

Aparecerá uma telinha na própria ficha do personagem onde você poderá inserir sua macro. Ela é composta pelo título, como default escrito New Ability 0 e logo abaixo um quadro maior em branco onde realizamos a programação da macro em si. Logo abaixo, irei inserir alguns comandos como exemplo. A medida que for lendo este tutorial recomendo que vá testando estas macros no próprio Roll20 para fixar seu conhecimento. Qualquer dúvida, em qualquer momento, basta me procurar nos comentários deste post que tentaremos sanar e esclarecer os pontos nebulosos.

image02


  • Rolar dados

A primeira coisa que devemos aprender é como rolar dados através da macro, utilize os exemplos abaixo para entender como realizar a macro:

[[1d20]]
[[1d20+1]]
[[2d6+1d8]]

image07

Após escrever a macro clique no ícone de dado dado e verifique o resultado da macro no chat do Roll20. Eu costumo abrir duas instancias do Roll20, deixar um em cada lado do monitor, o primeiro utilizo para ver o chat e o segundo para criar as macros, isso facilita bem. 


  • Rolando Attributes

Agora iremos utilizar uma das vantagens das macros, fazendo com que elas rolem um dado que tem relação com o Atributes de um personagem. A legal desta macro é que os dados poderão mudar de personagem para personagem sem que a  programação precise ser alterada.

Para programarmos a macro devemos criar um Attribute chamado Dano e atribuir a ele um dado, como “1d6+2” ou “1d8”. Após fazer isso basta que criemos um macro, como fizemos no exemplo anterior, utilizado a seguinte sintaxe:

 [[@{Dano}]]

A qualquer momento você poderá utilizar um Attributes para referenciar em sua macro, inclusive Attributes que não representam dados, como por exemplo Nome ou Classe e outra variável importante. Teste a sintaxe abaixo:

@{Nome}, O @{Classe} - atacará o monstro com sua fúria! Ele causa [[@{Dano}]] de dano.

roll

result


  • Tamplate Padrão

Agora que já sabemos rolar alguns dados e adicionar algumas variáveis vamos reunir tudo isso que aprendemos num tamplate. tamplate são formatações padrões que fazem com que os resultados apresentados no chat  fiquem mais bonitos e organizados. Existe um tipo de tamplete apenas para a versão gratuita do programa, para versões pagas é possível ter acesso a mais deles e até mesmo criar os seus próprios. Para criarmos nosso primeiro tamplate, utilize a seguinte sintaxe:

&{template:default}{{name= título }}{{lado esquerdo=lado direito}}

image05

Este foi apenas um teste, para você poder conhecer a sintaxe, na prática iremos sempre alterar o título, lado esquerdo e lado direito com as informações que de fato queremos apresentar. 

Utilizando o que já construímos no exemplo anterior, iremos alterar a sintaxe. Procure entender a Macro a seguir, ela utiliza tudo aquilo que aprendemos até o momento, para isso precisamos criar um Attribute chamado “Nome” e outro chamado “Dano”.

&{template:default}{{name=Ataque de @{Nome}}}{{Dano= [[@{Dano}]]}}

image06

Procure fazer alguns experimentos criando algumas Macros, isso ajudará a reforçar o que foi aprendido até o momento. A seguir colocarei alguns exemplos para que você possa se aperfeiçoar e entender um pouco melhor como funciona a criação de macros com tamplate.


  • Iniciativa

Suponha que para decidir que irá agir primeiro, numa ação do jogo você precisa lançar dois dados, um para os monstros e outro para os heróis, vence quem tirar o resultado maior. Veja abaixo um exemplo:

&{template:default}{{name=Iniciativa}}{{[[1d10]]=*Iniciativa dos Heróis*}}
{{ [[1d10]]=*Iniciativa dos Monstros*}}

image00

O texto entre asteriscos (*) são apresentados em itálico.


  • Teste de Resistência

Suponha um teste de resistência, onde o valor do dado deve ser superior a um atributo base para que o personagem passe num determinado teste. Neste caso criamos um Attribute chamado Resistência e atribuímos para ele o valor 16 e outro chamado “Nome” com o valor Beldar, O Bravo. Veja a sintaxe abaixo:

&{template:default} {{name=Teste de Resistência de @{Nome} }}{{ 
[[1d20]]= *Se o resultado é **igual ou maior que @{Resistência}**, a resistência é bem-sucedida.Olhe a descrição da magia para ver o que acontece quando a resistência é bem sucedida.*}}

resistencia

O texto entre asteriscos (*) são apresentados em itálico.
O texto entre dois asteriscos (**) são apresentados em negrito.


  • Ataque

Em muitos sistemas existe a necessidade de realizar uma jogada de dados para verificar o que aconteceu num combate. No exemplo abaixo estou rolando os dados de um ataque de AD&D, neste caso tenho Attributes chamados Nome, TAC0 e Dano

ntd

&{template:default} {{name=Ataque de @{Nome}
}}{{**CA:**[[(@{TAC0})-1d20]]=*Se o resultado é **menor ou igual a CA do Monstro**, o ataque é bem-sucedido!*}}
{{Dano= [[@{Dano} ]]}}

atk

O texto entre asteriscos (*) são apresentados em itálico.
O texto entre dois asteriscos (**) são apresentados em negrito.


  • Usando Variáveis

Em certos momentos nós queremos utilizar algumas variáveis, como o exemplo do dano, onde o nosso guerreiro larga sua espada 1d8+2 por uma 1d8+3 ou mesmo uma “1d8+1d4”. Até o momento nós precisaríamos criar uma Macro para cada tipo de dado. A sintaxe abaixo solucionará esse problema, lhe ensinando a criar variáveis:

[[1d8+?{Frase Qualquer|valor Inicial}]]

Através desta simples instrução podemos criar algumas Macros mais avançadas e tornar nossas rolagens cada vez mais dinâmicas. Na pratica iremos trocar a Frase Qualquer para um texto e Valor Inicial para um valor numéricoveja os exemplos de sintaxes abaixo:

[[1d8+?{Modificador|0}]]
[[1d20+?{Bônus|1}]]
[[2d6+?{Atributo Base|1}]]

image01


  • Combo box com Macros

Vou imaginar que você já possui um monte de macros já criadas e você precisa selecionar uma ou outra sempre que precisar rola-las. E se eu disser que podemos criar uma Macro que pode chamar as demais, fazendo com que sua escolha seja ainda mais rápida e fácil ? Para este exemplo iremos precisar que você crie duas macros, com os nomes usar-espada e usar-escudo. A partir disso iremos criar uma terceira Macro que quando acionada nos possibilitará escolher entre qual das duas primeiras iremos rolar, usar-espada ou usar-escudo. Veja a sintaxe abaixo:

?{Qual macro?|Macro de Ataque,#usar-espada |Macro de Defesa,#usar-escudo}

qual

Note que uso cerquilha (#) na frente do nome da macro para poder referencia-las no código.


  • Combo box com Attibutes

Suponha que você esteja jogando D&D e precise criar uma macro para cada um dos atributos. Este sistema possui 6 atributos básicos e se você seguiu este passo a passo até aqui você já deve saber como criar qualquer teste para estes 6 atributos. Até agora, você teria que criar 6 macros para solucionar este problema, porém, existe uma maneira muito simples de se fazer isso com uma única macro. Vejamos a sintaxe abaixo:

[[?{Frase qualquer |escolha01, @{Attribute1}
|escolha02,@{Attribute2}
|escolha03,@{Attribute3}
|escolha04,@{Attribute4}
|escolha05,@{Attribute5}
|escolha06,@{Attribute6}}]]

Crie Attributes chamados Nome, Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma. Agora insira a seguinte sintaxe:

&{template:default} {{name=Teste de Habilidade de @{Nome} }}{{
[[1d20]]=* Se o resultado for **menor ou igual que [[?{Escolha uma Habilidade |Força, @{Força}
|Destreza,@{Destreza}
|Constituição,@{Constituição}
|Inteligência,@{Inteligência}
|Sabedoria,@{Sabedoria}
|Carisma,@{Carisma}}]]**, então a ação foi bem-sucedida.*}}

image08

image04


Então é isso pessoal, na parte dois deste tutorial irei continuar com mais exemplos legais de Macros no Roll20 e irei avançar um pouco mais. Irei aproveitar para colocar todas as macros que fiz, assim vocês terão um banco bem vasto de exemplos para poder brincar. Também irei ensinar a utilizar macros com base na aleatoriedade de tabelas, um recurso bem útil para criar tabelas de tesouros e até mesmo dados. Logo abaixo vocês poderão encontrar algumas referências que podem  ser úteis para aprofundar o seu conhecimento.

E aí o que você achou destas dicas? Está com dúvida em relação a alguma coisa? Deixe um comentário logo abaixo que tetemos prazer em responder. Sucesso e até a próxima.

Referências

Macros:
https://wiki.roll20.net/Macros

Roll Templates
https://wiki.roll20.net/Roll_Templates

Macros Úteis
https://wiki.roll20.net/Useful_Macros

Exemplos para Pathfinder
https://wiki.roll20.net/Macros/Pathfinder_Examples