Novo Arquétipo para Aventuras Ancestrais

Olá pessoal, tudo belezinha com vocês?

Hoje tenho a alegria de lhes trazer, um novo arquétipo para o fenômeno nacional, Aventuras Ancestrais. Como sabem, esse jogo permite que nós, jogadores, também participemos do processo criativo e ampliemos o universo já criado, escrevendo novos movimentos, modos de jogo, cenários, aventuras e também novos arquétipos. Então deixando a enrolação de lado, com vocês a Uirapuru.


UIRAPURU

Dentre as apreciadoras da natureza, a Uirapuru é a mais sensível de todas, pois não procura dominá-la, mas compreendê-la e através do som, transmitir sua força. Quando toca, seu acorde faz os corações vibrarem, tal qual a ventania atiça a copa das árvores. Com seus chocalhos, causa temor igual ao de uma serpente quando se prepara para o bote. O som de sua flauta trás o canto dos pássaros, que acalma até a mais tempestuosa multidão, para no momento seguinte fazê-los estremecer o chão, como o pisotear de mil mastodontes, com seu tambor. Para você cada nota, cada ritmo, cada batida, é um acorde poderoso que influencia o coração das pessoas.


Quando tocar um instrumento para encantar as pessoas, diga à sua jogadora que sentimento espera inspirar e o que espera que sua personagem faça, então, puxe com selva. Com 10+ as personagens se sentem inspiradas a fazer o que você pede, da melhor forma que puderem, você ganha +1 adiante. Com um 7-9, elas continuam inspiradas e determinadas a fazer o que você sugeriu, porém, escolha, se colocar em perigo iminente ou surgir uma complicação.

***

Quando pensei na Uirapuru, pensei numa artista, que consegue através da música mudar os rumos de uma situação. Seu objetivo é social, atuando como apaziguadora ou mesmo como líder para inspirar um bando. Com 10+ não há preço a pagar, ela consegue o que quer e ainda ganha +1 adiante se agir conforme a nova situação, isso é legal porque esse +1 representa mecanicamente a vantagem que ela conseguiu por influenciar as pessoas. Com o 7-9, ela ainda consegue o que quer, porém haverá um preço a ser pago. Quando ela se coloca em perigo iminente, isso pode significar qualquer coisa, como por exemplo, chamar atenção indesejada de uma criatura, ou uma árvore que cai sobre ela enquanto ela toca distraída, algo contra ela que acontecerá agora! A segunda escolha é surgir uma complicação, pense no significado de complicação de forma bastante ampla, podendo ser virtualmente qualquer coisa que a ficção mandar, como por exemplo, um líder local que se magoa quando percebe que seu povo segue a Uirapuru ao invés dele, um invejoso que quer para si seus instrumentos, notar que sua flauta está cheia de cupins e precisará ser consertada em breve. Esse problema, poderá também ser um custo ou uma condição, como o fato da tribo seguir suas ordens de atacar o vilarejo, mas você notou tarde dimais que eles estão muito despreparados para fazer o que você mandou e muitos deles irão cair sob seu comando.

Sobre os instrumentos da Uirapuru, eu imaginei que ela poderia ter quantos ela achar necessário, nada impede que ela carregue consigo uma flauta, um tambor e uma espécie de viola de 2 cordas. Como seus instrumentos são coisas preciosas para ela, vale a pena deixar que a Jogadora descreva bem como eles são, como os conseguiu. Outra coisa legal é deixar que ela crie seus próprios instrumentos malucos de 10 mil ano atrás.

Então é isso moçada, espero que tenham curtido esse novo arquétipo. Dúvidas e sugestões só deixar aí em baixo que iremos ler com carinho!