Como criar Macros no Roll20 – Parte 2

Olá pessoal!

Hoje com vocês mais uma sequência de Macros maneiras para Roll20. Se você caiu aqui de paraquedas, então eu te aconselho fortemente a visitar a primeira parte desta série. Lá você vai aprender o básico para criar suas próprias Macros.

Também recomendo este post aqui, onde coloquei algumas macros que fiz para o Sertão Bravio, um PbtA muito maneiro do nosso camarada João Pedro.

Por fim, gostaria muito de recomentar à vocês este post aqui do site Dia D RPGMacros no Roll20 para Shadowrun, o camarada acabou compartilhando suas próprias macros para o Shadowrun.

Como você já deve estar percebendo, quanto mais exemplos você pega, melhores suas macros ficarão e mais fácil será trabalhar em seus projetos pessoais.  Então, mesmo que você não manje ou não curta determinado jogo, vale a pena dar uma olhada em como as macros são construídas.

Então chega de enrolação e vamos ao que interessa! Dúvidas, sugestões, como de costume, só colocar nos comentários que teremos o maior prazer em responde-los.

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  • Comentários <!– comment text –>

Utilize este comando antes ou depois de suas macros para explica o que ou por que você fez a macro daquela forma. Esse comando não atrapalha no funcionamento da macro e nem irá aparecer na janela de resultado, apenas ajuda aqueles que estão visualizando o código fonte.

/r 1d6 <!-- este texto não vai aparecer -->


  • Pegar os maiores ou menos dados

Utilize este comando para pegar os maiores ou menores valores de uma série de rolagens – Keep / Drop Dice. Após a sintaxe de rolagem coloque o comando K ou KH e um número (x), onde x é o número de maiores valores que irá pegar. E utilize, D ou DL e um número (y), onde y é o número de menores valores que irá considerar.

/r 8d10k4 <!-- Rola 8d10 e pega os 4 maiores resultados.-->
/r 8d12d5 <!-- Rola 8d12 e pega os 5 menores resultados.-->
/r {4d6+3d8}k4 <!-- Jogue 4d6 e 3d8, desses 7 dados os 4 maiores são mantidos e somados.-->
/r {4d6+2d8, 3d20+3, 5d10+1}d1 <!-- Role cada uma das três expressões separadas por vírgulas e some-as. Elimine a expressão com o menor total e some os outros dois totais como resultado.-->


  • Rerolar dados

Vários sistemas exigem que certos dados sejam re-rolados, por exemplo, armas brutais em D&D 4e requerem que quaisquer 1 ou 2 sejam jogados novamente. Nesse caso o dado pode ser rerolado várias vezes. Por padrão, os dados continuarão a serem rolados novamente até que o resultado esteja dentro dos parâmetros definidos. Opcionalmente, você pode definir os resultados para apenas rolar novamente uma vez, independentemente do resultado.

 /r 2d10r<2 <!-- Role 2d10 e rerole sempre que um 2 ou menor for lançado. -->
 /r 8d6r <!-- Role 8d6 e rerole a qualquer momento que um 1 for rolado. -->
 /r 8d6r2r4r6 <!-- Jogue 8d6 e volte a jogar a qualquer momento se o resultado for 2, 4 ou 6. -->

Em alguns sistemas (como D&D 5e) você quer rolar novamente os dados abaixo de um certo valor, mas você só quer rolar novamente os dados apenas uma vez. Para fazer isso, use “ro” em vez de “r”.

/r 2d6ro<2 <!-- Role 2d6 e role novamente se um dos dados for menor que 2, mas apenas uma vez. Se sair 1 ou 2 novamente não irá rerolar -->
/r 2d10ro<5 <!-- Jogue 2d10 e volte a jogar a qualquer momento que sair um resultado 5 ou menor, mas apenas até uma vez por dado.-->


  • Rolar os atributos iniciais

A macro a seguir rola 4d6 e desconsidera da soma o menor valor. O que faz ignorar o valor é a adição do “d1” logo após o 4d6. Caso queira ignorar 2 valores, basta colocar 4d6d2 por exemplo.

&{template:default} {{name=?{Nome do Personagem}}} {{Atributo 1=[[4d6d1]]}} {{Atributo 2=[[4d6d1]]}} {{Atributo 3=[[4d6d1]]}} {{Atributo 4=[[4d6d1]]}} {{Atributo 5=[[4d6d1]]}} {{Atributo 6=[[4d6d1]]}}

Agora imagine que seu grupo queira rolar 4d6 e queira manter apenas os 3 maiores resultados,

&{template:default} {{name=?{Nome do Personagem}}} {{Atributo 1=[[4d6ro1k3]]}} {{Atributo 2=[[4d6ro1k3]]}} {{Atributo 3=[[4d6ro1k3]]}} {{Atributo 4=[[4d6ro1k3]]}} {{Atributo 5=[[4d6ro1k3]]}} {{Atributo 6=[[4d6ro1k3]]}}


  • Rolar apenas para o GM

Muitas vezes é bastante útil fazer uma rolagem apenas para o GM ver, nesse caso, utilize a sintaxe “/w gm” antes do template da macro. no exemplo a seguir nós iremos rolar um teste de percepção simples num D20 e apenas o GM conseguirá ver os resultados. Para saber que deu certo, note que a inscrição “to GM” aparece no início da rolagem e o fundo da rolagem se torna amarelo.

/w gm &{template:default} {{name=Teste de Percepção}} {{Jogador 1=[[1d20]]}} {{Jogador 2=[[1d20]]}} {{Jogador 3=[[1d20]]}} {{Jogador 4=[[1d20]]}} {{Jogador 5=[[1d20]]}}

Um outro comando útil é o /talktomyself. Quando utiliza esse comando diretamente no chat, você desabilita as conversas com o restante dos participantes até que o desative. Quando ativado o seu a cor do fundo do chat ficará verde, quando desativado voltará a cor normal.


  • Calculadora do GM

Este é um comando bem simples, que possibilita o MJ utilizar o Roll20 como calculadora. Use o comando /w gm **=** [[?{Calculadora}]]. Uma janela irá abrir e você poderá colocar uma equação como 35+127, ou 4d6+2d8+7 e o roll20 irá lhe oferecer o resultado em segredo.


  • Número alvo

Conta a quantidade de sucessos que os dados atingiram quando comparados a um número alvo. Utilize os símbolos, Maior (>) ou Menor (<) e em seguida o número alvo.

/r 3d6>3 <!-- Conta o número de dados que atingiram o valor 3 ou mais.-->
/r {3d20 + 5}>21 <!-- Role 3d20, para cada rolagem adicione 5 e depois conte um sucesso para cada resultado de 21 ou mais.-->
/r {2d6!}>4 <!-- Role 2d6 explodindo (veja Explosão de Dados a seguir) e conte um sucesso para cada jogada de 4 ou maior.-->
/r {4d6+2d8, 3d20+3, 5d10+1}>20 <!-- Role cada uma das três expressões de sub-rolo e some-as. Conte um sucesso para cada total de sub-roll de 20 ou mais.-->


  • Falhas

Alguns sistemas são baseados em verificações de sucesso e falhas. As verificações de falha só funcionam quando uma verificação de sucesso já está sendo feita e cada falha anula um sucesso.

/r 3d6>3f1 <!-- Jogue 3d6 e conte um sucesso para cada resultado 3 ou mais e uma falha para cada 1.-->
/r 10d6<4f>5 <!-- Jogue 10d6 e conte um sucesso para cada resultado 4 ou menos e uma falha para cada jogada de 5 ou mais.-->
/r {3d20 + 5}>21f<10 <!-- Jogue 3d20 e adicione 5 em cada dado, depois conte um sucesso para cada resultado de 21 ou mais e conte uma falha para cada resultado de 10 ou menos.-->
/r {2d6!}>4f1 <!-- Role 2d6 explodindo (veja Explosão de Dados a seguir) e conte um sucesso para cada resultado 4 ou maior e uma falha para cada resultado 1.-->
/r {4d6+2d8, 3d20+3, 5d10+1}>40f<10 <!-- Role cada uma das três expressões e some-as. Conte um sucesso para cada expressão com soma 40 ou mais e uma falha para cada expressão com resultado 10 ou menos.-->


  • Explosão de dados

Exploding Dice acontece quando se tira o número máximo do dado (como um 6 no 1d6 ou 10 no 1d10) e você pode re-rolar o dado e adicionar o valor adicional a sua rolagem total. Caso a rolagem adicional seja o valor máximo novamente, você continua rolando e adicionando o valor ao seu total.

Para fazer isso no Roll20 basta que coloque no final da sintaxe de rolagem a exclamação (!). 3d6!, 2d10!. Caso queira aumentar as probabilidades de explosão basta colocar um sinal de maior que ou menor que, como por exemplo, 3d6!>4, nesta situação irá explodir para qualquer valor maior ou igual a 4. Caso você queira mudar o valor de explosão (que normalmente é o valor máximo do dado) basta colocar a sintaxe, 4d10!7. O número após a exclamação é o novo valor de explosão.

[[5d6!]] <!-- Irá explodir, caso 6.-->
[[5d6!>5]] <!-- Irá explodir caso valores 5 ou 6-->
[[3d6!1]] <!-- Irá explodir, caso 1.-->


  • Explosão de dados para Shadowrun, 7th Sea e L5R

Shadowrun (e alguns outros sistemas como 7th Sea e L5R) usam um estilo de Exploding Dice, onde as rolagens adicionais de cada dado são somados em uma única rolagem. Para fazer isso, basta usar dois pontos de exclamação em vez de um (!!). Então, por exemplo, para rolar 5d6, você utilizaria a sintaxe /roll {5d6!!}. Um teste comum de Shadowrun seria um comparado a um número alvo, por exemplo /roll{5d6!!}>8 (observe o uso das chaves “{}” para mostrar que não queremos dizer “explodir em algo maior que 8”, mas em vez disso, “explodir na composição de 6, então comparar com 8 para sucessos. Mesmo que o número alvo (8) seja maior que o máximo de um d6, com as rolagens explodindo, o valor desse único dado podem ser maiores que 6, daí é possível compará-los com o valor 8.

/r {5d6!!}>8 <!-- Vai rolar 5 dados, se algum deles atingir 6 rola um novo dado e soma ao 6. Se o resultado desse dado explodido alcançar mais que 8 haverá um sucesso.-->


  • Sucesso e Falha Crítica

É possível especificar um valor de crítico para uma rolagem, assim o Roll20 marca sua rolagem em verde se conseguiu um crítico, “Critical Success”. 1d20cs>19, mostrará o resultado em verde para 19 ou 20. 1d20cs>15 fará o mesmo em um 15-20. Para mostrar qualquer jogada igual a 20 ou 10 exatamente como um sucesso crítico, apenas utilize /roll 1d20cs20cs10.

/me Ataca com sua lança longa(19-20x3)!
**Ataque:**[[1d20cs>19 + 6[AtaqueBonus] ]] causa [[1d6 + 4[FOR] ]] de Dano
**Confirmar Crítico:**[[1d20 + 6[AtaqueBonus] ]]
**Dano Crítico:**[[ ( 1d6 + 4[STR] ) + ( 1d6 + 4[STR] ) ]]

Para mostrar qualquer jogada igual ou menor que 3 como uma falha crítica “Critical Failure (Fumble)”, basta fazer /roll 1d20cf<3.

Nota: Esses valores não afetarão outras coisas que, por padrão, funcionam no valor máximo de rolagem (como a explosão de dados, por exemplo). Isso afeta apenas a exibição do resultado do teste para os jogadores. Por exemplo, se você quiser que os dados explodam em 18 ou mais, e você quer mostrar um 18 ou mais como crítico, você precisa fazer /rolar1d20!>18cs>18.


  • Link para site externo

Muitas vezes é preciso referenciar uma habilidade ou poder de um site externo ou que está em um PDF. É possível inserir na sua macro links externos para facilitar a consulta da galera utilizando a sintaxe, [palavra-chave](endereço URL da página).

/desc Links Importantes
[**Como criar Macros Parte 1**](https://blog.torredomago.com.br/como-criar-macros-no-roll20-parte-1/)
[***Macros para rol20 - Sertão Bravio***](https://blog.torredomago.com.br/macros-para-roll20-sertao-bravio/)
[*A Ordem de Axus*](https://blog.torredomago.com.br/dungeon-world-a-ordem-de-axus/)


  • Mostrar Imagens

Imagine poder criar uma Macro e juntamente com ela uma imagem ou Gif animado surgir direto no bate papo. Utilizando a seguinte sintaxe é possível fazer isso.

[imagemA](http://i.imgur.com/9DR2apr.jpg)
[ImagemB](https://media.giphy.com/media/ASd0Ukj0y3qMM/giphy.gif)
&{template:default} {{name= ***Runas Explosivas***: [runas](http://www.magiadourada.com.br/worm.gif)}} {{=*Por ordem de Elvanna, Rainha Branca do Trono Nevado e Regente de Irrisien, você é culpado pelo crime de curiosidade, esta é sua sentença...*[explodir](https://media.giphy.com/media/XUFPGrX5Zis6Y/giphy.gif)}}


  • Pontos de Vida atuais e totais

Ao selecionar um token e utilizar esta macro você manda para o chat os pontos de vida atuais e máximos do token em questão. Crie Attributes chamados PV e Nome.

/emas @{target|Target|Nome} tem [[@{selected|PV}]] de um total de [[@{selected|PV|max}]]PV.


  • Suprimir Mensagem de Erro

noerror colocado na sua macro irá suprimir qualquer erro na rolagem (como Attibutes ou variáveis não encontradas). No exemplo abaixo, retire a sintaxe &{noerror} e veja a mensagem de erro.

[[1d20 + @{selected|nonexistent_attribute} &{noerror}]]


  • FATE Dice

Utilizando o roll20 para o sistema FATE/FUDGE. Para lançar 4 dados FATE, basta fazer /roll 4dF. O Roll20 mostrará o resultado de cada rolagem de dado individual e, em seguida, fornecerá a soma dos dados FATE. Você também pode adicionar um modificador ao total, com /roll 4dF+1.

/r 4dF+1


  • Arredondamento

Alguns sistemas utilizam arredondamentos, como por exemplo, 1d6+½ do seu nível. As funções a seguir arredondam para cima ou para baixo. Floor() que sempre arredondará o número para baixo (por exemplo, 5,7 se torna 5), Ceil(), que sempre arredondará o número (por exemplo, 5,1 para 6) e Round(), que será sempre arredondado para o número inteiro mais próximo (4.4 torna-se 4 e 4,5 torna-se 5). Você pode usar essas funções praticamente em qualquer lugar nas suas fórmulas de rolagem.

/roll floor(7/2) + 2d6

A função abs() calculará o valor absoluto da rolagem.


  • Rolagens Agrupadas

Às vezes, você quer realizar uma série de testes e, então, comparar cada teste com um resultado (como um teste de habilidade ou teste para acertar). O Roll20 fornece uma funcionalidade de “rolagens agrupadas” para essa finalidade. Por exemplo, você pode rolar dois pools diferentes de dados e manter o maior valor de dados em qualquer um dos pools:

/roll {4d6+3d8}kh1 <!-- Vai rolar 4d6 e 3d8, o maior valor individual em um ou outra rolagem irá permanecer.-->

Se você separar as rolagens de cada grupo com uma vírgula, então cada expressão será somada no grupo antes da sintaxe apresentar o maior resultado. Por exemplo, se alterarmos o exemplo acima para usar uma vírgula, em vez de manter o maior rolagem única, ele manterá o maior total entre os grupos:

/roll {4d6,3d8}kh1

Isso é necessário em jogos baseados no sistema Savage Worlds, em que personagens importantes lançam um “dado selvagem” em paralelo ao seu dado principal e escolhem o teste mais alto.


  • Organizar resultados

Você pode querer ver seus resultados em ordem crescente ou decrescente. A classificação padrão é crescente se a ordem não for especificada (Sorting Dice).

/r 8d6s <!-- Role 8d6 e classifique os resultados em ordem crescente.-->
/r 8d6sd <!-- Role 8d6 e classifique os resultados em ordem descendente.-->


  • Efeitos Especiais

Selecione um token e utilize as seguintes macros, para criar efeitos especiais no token. O formato padrão é esse /fx <Type>-<Color> <Source ID> [<Target ID>]. O Typo é obrigatório, mas Color não é.

/fx burn-blood

/fx fireball

/fx fire-smoke

/fx dragonbreath

/fx explode-fire @{target|token_id}

/fx beam-acid @{selected|token_id} @{target|token_id}

/fx ?{Type|Beam,beam|Bomb,bomb|Breath,breath|Bubbling,bubbling|Burn,burn|Burst,burst|Explosion,explode|Glow,glow|Missile,missile|Nova,nova|Spatter,splatter}-?{Color|Acid,acid|Blood,blood|Charm,charm|Death,death|Fire,fire|Frost,frost|Holy,holy|Magic,magic|Slime,slime|Smoke,smoke|Water,water} @{target|Origem|token_id} @{target|Destino|token_id}


Comandos para o Chat

O Tokem Fala (/emas)

Selecione um token antes de utilizar essa macro, que poderá escrever o que o token está dizendo.

/emas @{selected|token_name} fala: ?{"O que?"|Oi!} <!-- Selecione um token antes de usar.-->


Sussurrar (/w)

Todo jogador consegue sussurrar para outros jogadores que possuam tokens, apenas o jogador que está controlando o token recebe a mensagem. Note que todos da mesa saberão que algo foi dito, mas não saberão o que foi dito. Digite /w e em seguida digite o nome da pessoa, o próprio Roll20 irá lhe ajudar, depois digite a mensagem.

@{selected|token_name} fala baixinho.  <!-- Vai para todos, lembre-se de selecionar seu token primeiro.-->
/w @{target|token_name} ?{"diz baixinho"|fique quieto!}  <!-- Apenas para um determinado personagem.-->


Falar outra Língua

Para cada linguagem em seu jogo, élfico, gnomo, troll, crie uma ficha de personagem e dê controle a esses personagens apenas para os jogadores que souberem falar aquela determinada língua. Clique num token, clique na macro, escreva o texto e apenas aqueles que entendem a língua receberão a mensagem, os demais só virão vocês balbuciando numa lingua desconhecida.

/em @{selected|token_name} está balbuciando em elfico
/w Elfico ?{Diga algo|"blah,blah"} <!-- no exemplo acima crie um personagem chamado Elfico.-->


Emocionar (/em)
Para informar emoção, digite “/em” e qualquer ação que você queira declarar. Esteja ciente de que você vai se emocionar com o que estiver falando no momento (jogador ou personagem).

/em Tira uma de suas adagas e a brande ameaçadoramente.


Comandos para o Chat – Exclusivos para o GM

Descrição (/desc)

Utilizado para o GM descrever algo, como a passagem do tempo ou a chegada num novo ambiente.

/desc ?{Texto|3 meses depois}


NPC Aleatório (/as)

Um GM pode falar ou lançar uma emoção como um NPC qualquer (que não possui ficha de personagem feita na aba Journal).

/as "Sir Bearington" Eu vou comer você no café da manhã.
/emas "Sir Bearington" vai pra cima de você!


Referências

https://wiki.roll20.net/Dungeons_and_Dragons_Next

https://wiki.roll20.net/Dice_Reference

https://wiki.roll20.net/Text_Chat