O que é Cyberpunk?

Este texto trata-se de uma explicação mais completa sobre o que é Cyberpunk, enviesado para jogos narrativos e de RPG. Primeiramente, devo deixar claro que tudo aqui, trata-se da minha opinião e entendimento pessoa, posso estar errado – provavelmente estarei. Não fiz esse texto sozinho, na verdade, muito do que está aqui foi chupado de alguma proporção do RPG Cyberpunk 2020 e GURPS Cyberpunk.

 

Que é cyberpunk?
“Cyberpunk” é o nome dado a um movimento literário de ficção científica da década de 1980.
Embora haja vários autores das décadas de 1960 e 1970 cuja obra, em retrospectiva, pareça
cyberpunk, o termo só foi cunhado com a publicação do romance Neuromancer de William Gibson
em 1984, ganhou os prêmios Hugo, Nebula e Philip K. Dick — o que nenhum romance havia
conseguido antes.
Com Neuromancer introduziu-se uma visão diferente do futuro. Desapareceram as cidades
protegidas por cúpulas de vidro e as utopias da Idade de Ouro da ficção científica. Ainda existem
cúpulas nos livros cyberpunk, mas são ocupadas pelos ricos e guardadas por forças de segurança
que primeiro atiram e nunca se preocupam em perguntar. Foram-se os monótonos pesadelos
distopianos de Orwell e Levin — alguns mundos cyberpunk fazem com que 1984 se pareça com
“Club Med”.
O futuro cyberpunk é vibrante — pulsa com vida, das sarjetas até os arranha-céus.
Paradoxalmente, porém, a vida tem pouco valor, talvez porque haja tanto dela — a população de
Nova Iorque e Tóquio é da ordem de 20 milhões de pessoas.
Cyberpunk é um estilo definido por dois elementos. O primeiro é a interação do homem com
a tecnologia. Os computadores são tão comuns quanto aparelhos de TV no futuro cyberpunk, e
a linha divisória entre o homem e a máquina é às vezes confusa. Um computador com inteligência

(GURPS Cyberpunk)

High-Tech/Low-Life

O mundo cyberpunk é definido pela combinação de selvageria, sofisticação e modernidade com uma pegada retrógrada dos anos 80. Tudo isso convive num mesmo espaço, num futuro distópico. Portanto é comum a ideia de uma mega cidade com vários andares, setores e/ou distritos controlada por uma grande instituição/governo/corporação que controla de forma opressivo da sociedade, utilizando inclusive a tecnologia ou necessidade dela como forma de controle. Áreas nobres cheias de luxo em contraste com guetos e favelas verticais. A corrupção é peça chave em vários níveis, portanto em várias obras surge a possibilidade de se conseguir privilégios e peças através do preço certo, mesmo que sejam de segunda mão de um contrabandista magricela com roupa de vinil (arrg!). Cyberpunk é uma crítica, forte e visceral de nossos tempos! 

Pessoas com cabelos de cores vibrantes com suas jaqueta de couro da moda e cyborgs com implantes mal remendados, ambos sentadas sob a mesma luz néon do nigh club de dançarinas provocantes. Enquanto a música eletrônica toca e a galera ensandecida cede a todo tipo de vícios – plugados na tomada, claro! – alguns andares mais acima, na área VIP, uma loira estilosa, com unhas de metal e maquiagem pesada coloca algo na bebida de tecnocrata de terno. Esse é o clima.

“O mundo cyberpunk é violento, um lugar perigoso, cheio de pessoas que iriam amar tirar seus braços fora! O conceito tradicional de bom e mal são substituídos pelo valor da conveniência – Você faz o que tiver que fazer para sobreviver. Se você puder fazer alguma coisa boa no meio do caminho ótimo. Mas não conte com isso.”
Cyberpunk 2020 – 2ª ed (1990)

Jogador, as pessoas em um universo cyberpunk estão carregadas de implantes e melhorias high-tec, alguns querem apenas esculpir um corpo perfeito, outros buscam praticidade e não se importam com fios e óleo vazando. Mas uma coisa é certa, cada uma deles é um perigo em potencial. Eles não irão ficar impressionados com os olhos de seu personagem que mudam de cor, a menos que eles soltem lasers e fritem seus circuitos. Faça seu personagem assumir riscos, quebrar as regras. O prudente morreu de velho e foi bem chato. Seu personagem tem atitude, desejo por emoções fortes, afinal não gastou uma grana preta em quilos de equipamento para fazer nada.

Some of them want to use you
Some of them want to get used by you
Some of them want to abuse you
Some of them want to be abused
Sweet Dreams – Eurythmics (1983)

Não importa o que você faça, contanto que pareça legal fazendo isso. Normalmente roupas e aparência não importa muito numa aventura de RPG, mas aqui isso importa muito. Seja sexy! Ajeite sua jaqueta de couro antes de atirar, se você tem conectores de interface em seus pulsos use-os quando for interagir com um terminal, descreva como as luzes de seus implantes se iluminam e como seu transmissor fica fazendo uns bips engraçados enquanto você hackeia uma porta. O mundo cyberpunk é rico em aparatos, fios coloridos, cabos, plugs e luzes em neon, use-os em conjunto com seu melhor sorriso de “cara mal” e vá pra cima deles.

“O futuro é descartável. Assim como você.”
– Ripperjack

Jogadores e Mestre façam um monte de perguntas maneiras! Biochips que reprogramam e melhoram seu seu cérebro, isso deve ter deixado uma cicatriz maneira, certo? Parte da sua CPU ainda está pra fora, eles emitem uma luz diferente? Ele superaquece? Com dedos cyborg super velozes você consegue hackear qualquer computador? Com que frequência você recarrega as baterias de seus braços robóticos?

É interessante analisar o mundo cyberpunk, tão cheio de maravilhas tecnológicas, onde todos estão conectados e ao mesmo tempo extremamente solitários. Todo mundo está a procura de algo, e os personagens também. Me parece que existe uma tremenda insatisfação pessoal no mundo cyberpunk, mesmo que varie de pessoa para pessoa, é sempre presente. É como um vício por drogas, um incômodo físico mas também psicológico. Todos querem se tornar completos, por isso buscam emoções fortes, aventuram-se tentando hackear uma poderosa corporação, anseiam por paz espiritual ou redenção a todo custo, querem cada vez mais se distanciar de sua natureza humana através de implantes, ou tentam fugir da realidade através do uso de drogas (reais ou virtuais), querem se ligar a alguém de verdade ou saber o real significado da sua existência. Seja ela qual for, os personagens também passam por isso, eles também anseiam por algo que lhes falta em seu âmago. Ao que me parece os personagens de cyberpunk são mais definidos pela ausência, do que pelo que eles possuem, tente abraçar isso.


Exemplos de distopia cyberpunk:

Filmes:
Blade Runner(1982), Fuga de Nova York (1982), Videodrome (1983), RoboCop (série), O Exterminador do Futuro (série), O Sobrevivente (1987), A Fortaleza (1993), Johnny Mnemonic (1995), Nirvana (1997), eXistenZ (1999), Matrix (série), Avalon (2001), Cypher (2002),Minority Report (2002), Æon Flux (2005), Ergo Proxy (2006), Renaissance (2007), WALL-E (2008), Sleep Dealer (2008), Pandorum (2009), Substitutos (2010), Repo Men (2010), O preço do amanhã (2011), Looper (2012), Juiz Dredd (série), O Agente do Futuro (2014), The Shaman (2015), Ghost In The Shell (2017).

Animes:
Armored Trooper Votoms (1984), Akira (1988), Cowboy Beebop (1998), Ghost In The Shell (série), Serial Experiments Lain (1998),  Bubble Crisis Tokyo 2040 (1998), Cyborg 009: The Cyborg Soldier (2001), Texhnolyze (2003), Gunslinger Girl (2003), Ergo Proxy (2006), Un-Go (2011), Psycho-Pass (2012), Appleseed (série), Gantz:O (2016).

Jogos Eletrônicos:
Flashback (1992), Snatcher (1994), Syndicate (série), System Shock (Série), Blade Runner (1997), Perfect Dark (2000), Binary Domain (2012), Hard Reset (2012), Remember Me (2013), Satellite Reign (2015), Dex (2015), VA-11 Hall-A (2016), Shadowrun (série), Metal Gear (série), Watch Dogs (série), Deus Ex (série), Cyberpunk 2020 (sem data de lançamento).

Jogos de RPG:
Muitos podem ser os jogos que abordem a pegada Cyberpunk, alguns deles são: Cyberpunk Gurps, Cyberpunk 2020, Shadowrun RPG, Chrome, Invasão. Recentemente fizemos uma sessão de Cyberpunk utilizando PSI*RUN.