Ensaio: Presságios Terríveis em DW

dw-banner-dw-generic

***

I

Gostaria de destacar algumas impressões e entendimentos que tive, trabalhando com Frentes em Dungeon World, na verdade com Presságios Terríveis. Ao longo deste ensaio serão apresentadas algumas visões afim de entender formas diferenciadas de se apresentar os Presságios Terríveis e com isso conseguir dinamizar sua utilização – principalmente quando aplicadas em aventuras prontas. A título de entendimento, o ensaio é um texto opinativo em que se expõe ideias, críticas e reflexões de âmbito puramente pessoal, portanto critiquem o quanto puderem.

Frentes são problemas interligados, desgraças iminentes, as coisas horríveis que podem acontecer sem a intervenção dos personagens. É uma forma de organizar seus Perigos em pequenos grupos simples. Frentes, são criadas fora do jogo, mas com base naquilo que aconteceu no jogo, ou seja, são ferramentas de organização e inspiração para confusões presentes e futuras.

Toda Frente possui algum Perigo que é, objetivamente, um problema a ser enfrentado pelos heróis ou um antagonista. De outra maneira, Perigos podem ser entendidos como problemas, desafios, apertos, perrengues e tudo mais que possa antagonizar com os heróis. O Perigo (antagonista) quer alguma coisa e se não for impedido irá conseguir! Isso que ele quer é representado por seu Impulso e concretizado pelo Desastre Iminente (É o que ele quer… é o trapézio descendente!).

Para atingir o que deseja, o antagonista tem um plano com algumas etapas, ou mesmo, um “caminho a seguir”, que é traduzido pelo jogo através dos Presságios Terríveis. Podemos entender que os Presságios Terríveis agem como uma espécie de contadores regressivos para o Desastre Iminente, cada um deles, age como um “ponto de controle”, que representa alguma coisa que aconteceria se os personagens não estivessem lá.

Os Presságios Terríveis são normalmente representados através de uma lista de palavras ou frases. Porém, é de se imaginar que os Presságios Terríveis possam ser apresentados de outras maneiras, não necessariamente na forma textual. Mas quais outras maneiras podem ser usadas? Vamos apresentar algumas ideias à seguir…

***

II

screenshot_2
Como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras, portanto uma outra forma de representar os Presságios Terríveis, seria através de um conjunto de imagens sucessivas. Neste modelo, cada imagem representaria o que seria uma palavra ou frase do Presságio Terrível, ao invés de escrever, apresenta-se as imagens e com base no seu entendimento, abstração da imagem, se chega a conclusão do elas representam. Imagino que para uma aventura pronta esta ferramenta seria muito útil, pois, as imagens deixam lacunas de interpretação e definição que ficam a cargo do mestre realizar, possibilitando a criação de incontáveis soluções. Partindo do princípio que existe uma probabilidade grande de cada pessoa tirar conclusões diferentes a respeito das imagens, as chances de variabilidade de histórias aumentam, a partir de um mesmo material.

Tendo em mente que seu presságio não precisa representar uma ordem lógica e que nem todos eles precisam ser eventos que irão mudar radicalmente o mundo, sua imaginação está livre para criar como bem entender.

Como exercício prático, avalie a imagem lateral, crie um Desastre Iminente, e então, para cada imagem crie um Presságio Terrível relacionado a imagem (avalie a cena,  estilo do traço, as cores, o sentimento que ela te transmite, etc). Ao final do exercício, você terá uma Frente quase criada.

***

III

A partir deste primeiro entendimento, podemos também imaginar outras formas de representar os Presságios Terríveis, como por exemplo, screenshot_3através de cores. Tomando por base que cada Presságio Terrível é relevante, imagine um espectro de cor que varie do branco ao preto. Quanto mais escuro mais o Presságio Terrível impacta no mundo ou mais evidente será seu avanço, quanto mais claro mais sutil e difícil de ser notado pelos personagens. Este modelo fornece ainda mais liberdade para se desenvolver sua imaginação, dentro de um espectro que iria do evento mais sutil até o mais desastroso, antes do Desastre Iminente acontecer.

Caso queira, a escala não precisa sequer representar eventos graduais. Os valores claros e escuros poderão ser intermitentes, representando ações mais ou menos evidentes. Se você tiver muita criatividade, poderá ser utilizados espectros coloridos ao invés de espectro na escala de cinza.

Neste ponto, você já deve ter chegado a conclusão que os Presságios Terríveis podem se tornando uma ferramenta catalizadora de imaginação muito poderosa e isso é ótimo! Vamos em frente.

***

IV

Por fim, um exemplo real de uma aventura final de DW para meu grupo de RPG (estamos jogando desde Novembro de 2015 e todos alcançando o nível 10 ou 11). Resolvi aproveitar um pouco mais essas possibilidades e estimular outros sentidos para criar os Presságios Terríveis da Frente de Aventura. Desta vez, utilizei música instrumental para me ajudar a descrever o que cada Presságio Terrível significa.

Para operacionalizar isso, eu tinha em mente o Desastre Iminente dos dois Perigos da Frente de campanha que criei. Ouviria a música, me deixaria inspirar e a partir disso entender o que o primeiro presságio terrível significaria. Ouviria a próxima musica e tentaria entender o que ela também representa e assim por diante. No final das contas, já tinha uma trilha sonora que me inspirou no planejamento do caminho que o Perigo irá percorrer para chegar no seu Desastre Iminente (trapézio descendente). Agora, se eu quiser que essa seja uma aventura pronta para DW, ao invés de escrever minhas impressões eu apenas colocaria a referencia das músicas. Quanto outro mestre jogar a aventura, ouvirá as mesmas músicas mas tirará conclusões bem diferentes das minhas, tornando a aventura algo novo todas as vezes que for jogada. Foda! Que tal fazermos um outro teste prático?

Selecionei uma Frente de Aventura desta campanha real, que estamos jogando. Agora eu preciso que você me ajude a criar os Presságios Terríveis desta aventura, aceita o desafio? Legal! Leia atentamente a Frente abaixo e depois siga as instruções.

 

Invasão do Reino de Firus Impulso: Tomar o poder, a qualquer custo.

Desastre Iminente: Usurpação do trono de Illinois.

O rei de Firus – Gabriel está vindo de barco com seu exercito para invadir a cidade de Mate, capital do Reino de Illinois. Firus é um reino que compreende algumas ilhas à oeste do continente. No continente, temos o reino de Illinois. O rei Gerald de Illinois, fez da irmã de Gabriel – Selena – sua esposa, afim de garantir uma aliança entre os dois reinos, mas não imaginava que sua nova esposa era uma espiã e enviava informações importantes da corte de Illinois para seu irmão em Firus.

No passado, estes 2 reinos, mais um território ao norte, pertenciam a um único governo, sob a bandeira de um único rei. Cissões e guerras fizeram que se separassem, dando origem a 3 reinos distintos, que permanecem as 3 famílias mais influentes de cada região. Apesar do tempo, a tensão entre os 3 reinos ainda existe. Todos desejam se apossar do território do outro, os reis nutrem fantasias, em suas mentes, de um território unificado por um rei messiânico, eles mesmos. A partir disso, cada um deles crê serem os escolhidos para unificação dos 3 reinos e tramam contra os demais reinos.

Recentemente o Reino de Illinois foi atacado por orcs e Gerald de Illinois pediu ajuda ao Reino de Firus. A ajuda de Firus não viria de graça! Em troca, o rei Gabriel propôs a Gerald uma aliança de sangue entre os dois reinos. Foi proposto um casamento entre o rei Gerald de Illinois e Selena, a irmã de Gabriel. Garantindo a ajuda que Illinois necessitava e a influencia de Firus no reino de Illinois. Após o casamento, uma nova calamidade se abateu sobre o reino de Illinois, uma doença traiçoeira se alastrou pelas terras e o rei Gerald ficou muito doente. Em poucos meses, ⅔ da população estava morta e nenhuma ajuda foi enviada por Firus. Graças a intervenção dos heróis, a doença foi exterminada, porém já era tarde demais, a doença era a oportunidade de ouro que o reino de Firus esperava para colocar em prática seu plano mestre de tomar o controle do Reino de Illinois e depor seu governante.

É o plano perfeito, a rigor, a ocupação estaria disfarçada de ajuda e segurança do reino de Illinois, no qual sua irmã Gabriel é rainha. Inviabilizando a referência direta a um golpe à soberania de Illinois.

Movimentos:

  • Tomar território ou recursos;
  • Avançar sem hesitação;
  • Muralha de escudos!

Preságios Terríveis:

  • Docks District:________________________________________________
  • Medieval Battle:_______________________________________________
  • Clash of Kings:________________________________________________
  • March of Faith:________________________________________________

Acesse http://tabletopaudio.com/index.html?75&79&34&3 e toque a playlist. Tente criar com base na sua imaginação o que representa cada um dos Presságios Terríveis. Tenha sempre em mente o Desastre Iminente (Usurpação do trono de Illinois ) e a descrição da frente. Use sensações, o nome da música e a melodia  como ferramentas para essa criação.

O resultado, por favor, coloque aqui mesmo neste documento! Críticas e sugestões são super bem vindas. No mais, muito obrigado pelo seu tempo e carinho.