Como conduzir a Primeira Sessão de Dungeon World

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Acredito que quando se começa a tratar de alguma coisa, é essencial que comecemos a falar pelo princípio. Pode parecer uma tremenda bobagem o que estou dizendo, afinal isso é bem óbvio, e de tão óbvio acaba sendo negligenciado. Portanto, hoje trataremos do início e como o início faz total diferença quando se está jogando Dungeon World.

Normalmente, o início da maioria dos RPGs começa com a criação da ficha dos personagens. Dependendo do sistema pode levar alguns minutos ou até algumas horas de planejamento e anotações. Em algum momento há a explicação do mundo que os personagens estão vivendo, explorando alguma preparação prévia do Mestre, ou as ideias que os Jogadores trouxeram. Por fim os últimos ajustes e iniciamos o jogo. Normalmente é assim que se inicia um jogo, mas em Dungeon World é um pouquinho diferente.

O primeiro ponto a ser tratado é que o Capítulo 15 – A Primeira Sessão, trás o conjunto de regras e ferramentas necessárias para se iniciar o jogo. Não é meu papel aqui transcrever o que já está escrito lá, a leitura desse capítulo é obrigatória e suficiente para se realizar a primeira sessão. O que farei será apenas reforçar alguns conceitos que acredito serem essenciais para se iniciar um bom jogo de Dungeon World. Uma outra coisinha, a partir de agora chamarei Dungeon World pela sigla DW.

  • NÃO PREPARE NADA

Pode parecer inacreditável, já me peguei questionando isso algumas vezes, acreditando piamente que não funcionaria, que o jogo seria ruim ou que iria travar porque não tinha nada preparado. O que eu poderia fazer, eu fui acostumado a planejar tudo pelos sistemas que joguei anteriormente, todos eles reforçavam isso, preparar um monte de coisas antes de iniciar a sessão. Listas de encontros, mapas, histórias dos personagens do mestre, quem eram os vilões e os mocinhos, estratégias de criaturas, o que iria acontecer dentro de cada sala do calabouço, qual era o gatilho de cada armadilha, os pontos de vida de cada um dos 20 Goblins que atacariam a cidade e tudo mais.

Agora, mais calejado de algumas aventuras de DW, digo com toda a propriedade, não venha com nada preparado para a mesa, sendo Mestre ou Jogador. Levem para a mesa ideias soltas, cenas de filmes, mantenha a cabeça aberta e cheia de ficção, porém nada ainda definido. Do caminho de casa até onde vocês forem jogar ou durante a semana que antecede o jogo tire um tempo apenas para pensar e se inspirar, veja algum filme, HQ, leia um livro, toda preparação prévia que vai além disso é simplesmente desnecessária e prejudicial para a experiência que Dungeon World se propõe.

Mas então, sabichão, como irei gerar histórias para o jogo? – Você deve estar se perguntando. Daí eu lhe respondo: continue lendo, vamos para o próximo tópico.

  • FAÇA MUITAS PERGUNTAS

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Mestre, faça muitas perguntas, um milhão delas. Esta é a grande sacada! O mundo será construído coletivamente. Como Mestre, você poderá contribuir com ideias, mas sua maior contribuição será na elaboração perguntas legais para os jogadores responderem. O mundo será construído através desta conversa entre você e os jogadores enquanto os jogadores apresentam quem são seus personagens.

Deixe sua mente aberta, tente ser bem criativo e faça perguntas específicas para cada personagem. Assim você consegue definir alguns parâmetros iniciais. Para lhe ajudar nesta tarefa, eu vou lhe passar 3 dicas que funcionam comigo.

Primeira dica, pergunte sobre os movimento iniciais de cada personagem. Cada personagem começa com alguns movimentos iniciais, eles em si são ótimos ganchos para começarmos a nossas perguntas. Pergunte detalhes sobre seus movimentos mais importantes, como o Guerreiro, peça-o para detalhar como ele conseguiu sua arma, a quem ela pertencia antes de pertencer a ele e tente saber mais sobre isso. Pergunte ao Clérigo a respeito de sua magia como ela funciona, quem são as divindades existentes no mundo, o que a sua divindade se diferencia das demais, se ela possui templos ou cultos de alguma forma. Ao Ladrão pergunte a respeito de sua técnica de venenos, como ele as conseguiu, como ele aprendeu seus truques. Sobre o Mago, como é a magia deste mundo, o que costuma ser um local de poder para que ele realize seus rituais, como a magia arcana afeta o mundo e por aí vai.   

Segunda dica, pergunte com base nos jogadores. Se você conhece bem o grupo, pergunte também com base na personalidade e experiência de cada jogador, se um deles acabou de ler uma série de livros de magia e magos deixe-o contribuir com suas ideias e junto do mago do grupo construir um mundo mágico inesquecível. Se outro jogador, ama jogos de estratégia pergunte para ele a respeito de como a formação de combate do exercito do reino foi decisiva para a vitória da guerra que outro jogador havia colocado em jogo. Procure entrelaçar os conhecimentos e, de maneira orgânica, direcionar o melhor jogador para responder a pergunta. Faça perguntas capciosas para personagens novatos, aperte-os e vamos ver o que vai dar. Pergunte aos mais veteranos sobre coisas que você sabe que eles gostariam de falar sobre. Se você conhece os Jogadores, explore isso, use-os para criar um mundo realmente único e fantástico.

Por fim, minha terceira e mais importante dica. Deixe que os jogadores se sintam livres para descrever o universo fantástico que irão jogar, incentive os outros jogadores a perguntar, crie coletivamente e seja muito flexível. Vá aparando as arestas com perguntas direcionadas como “Qual o monstro que vive nestas planícies” ou “ Por que o rei Azul odeia o rei Vermelho ?”, deixando espaços vazios e criando um mundo sob medida para os personagens.

No fim das contas, você vai ter um baita material, melhor do que muito filme de herói que tem por aí, vai por mim. E por isso que é bom anotar tudo.

  • ANOTE TUDO

Enquanto a conversa é conduzida, garanta que tudo que está sendo dito seja anotado. Quando as pessoas estão improvisando, tecendo suas histórias e dando detalhes a respeito de um ponto importante, é muito comum que não consigam repetir o que acabaram de dizer, principalmente quando se trata de nomes de personalidades importantes para história ou lugares, por isso anote tudo que elas disserem. Mesmo que a história contada pelo jogador seja sobre um tempo remoto no passado é importante que você registre, afinal, nunca se sabe quando o passado voltará para assombrá-lo.

Eu costumo separar um pagina ou duas de caderno para cada personagem, assim posso ir anotando livremente tudo que precisar, circular informações importantes ou escrever com uma caneta de uma outra cor.

Quando a sessão terminar é bom passar a limpo estas informações escritas as pressas. Iremos tratar disto numa próxima oportunidade, mas já nos adiantando, todas estas informações anotadas serão de suma importância no momento que formos tratar das Frentes.

  • JOGUE-OS LOGO NA FOGUEIRA

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Assim que tudo estiver pronto, comece o jogo já na ação! Nada de encontros nostálgicos na taverna ou com um mensageiro pomposo do rei, descreva brevemente esta parte se for necessário e parta logo para a ação. A primeira cena do jogo, de interação já deve ser dos personagens sob total pressão. A cena deve demandar heroísmo e o uso de suas habilidades singulares. Se estiverem fugindo, coloque desafios para o Bárbaro atropelar. Se estiverem em uma emboscada garanta que o Ladrão esteja numa posição privilegiada para poder engatilhar seus movimentos, garanta ao Ranger coisas para que ele possa mirar e dispara algumas flechas. A ação instantânea é proposital, serve para inflamar toda  mesa e colocá-los para realizar seus movimentos imediatamente. Continue fazendo perguntas ao longo de todo jogo, anotando-as e avançando a história com base na ficção que está sendo criada coletivamente. Lembre-se também de ajudar os Jogadores, talvez não estejam se lembrando de algum movimento que seus personagens possuam, então cabe a você,  Mestre, dar algumas dicas para que eles possam se familiarizar com os movimentos.

Então é isso aí pessoal, agora eu quero saber de vocês, o que é mais importante numa primeira sessão de DW? Postem aí em baixo e vamos conversar mais sobre esse incrível RPG.