Olá pessoal, o último artigo falamos um pouco sobre o funcionamento dos relógios em Blade In The Dark, mas muita gente ficou encanto mesmo com as imagens que postei ao longo do artigo. Hoje iremos aprender o passo a passo para que você também possa usar aqueles relógios legais em seus jogos. O método é bastante simples e iremos utilizar basicamente o recurso de Tabelas.
Primeiramente, baixe este conjunto de imagens de relógios de Tim Denee, aqui neste Drive. Este conjunto possui 2 tipos de cores de relógios, azuis e amarelos que variam de 4, 6, 8 e 12 segmentos. Iremos utilizá-los como exemplo, mas caso você crie seus próprios relógios maneiríssimos, você também poderá utilizar este método. Vamos ao que interessa:
Passo 1. Abra seu Roll20 e crie uma sala. No canto superior direito de sua tela clique o menu Coleções. No item Tabelas clique em +Adicionar, para criar uma nova tabela. Dê um duplo clique sobre tabela criada.
Passo 2. Defina o nome da nova tabela. Neste exemplo criaremos o relógio com 6 segmentos por isso escrevemos o nome “relógio-6” para facilitar sua identificação. Iremos subir, em ordem, 7 imagens para este relógio, uma imagem com o relógio vazio e as demais de 1 a 6 segmentos do relógio preenchidos. Clique em +Adicionar Item para inserir a primeira imagem do relógio.
Passo 3. Iremos subir primeiro a imagem do relógio vazia. Em Nome adicione “00”. Em Icon (opcional) arraste ou escolha o arquivo da imagem do relógio vazia. Para as demais imagens iremos dar o nome de “01”, “02” e assim por diante, conforme o número de segmentos preenchidos.
Passo 4. Selecionamos a imagem que iremos subir, no caso a “Yellow_6clock_0”, o relógio de 6 segmentos vazios.
Passo 5. Após selecionar ou arrastar a imagem, aguarde até que ela tenha sido carregada. Quando terminar de carregar clique em Save Changes.
Passo 6. Repita os passos 3, 4 e 5 até que todas as imagens do relógio sejam adicionadas à tabela. Procure adicioná-las em ordem crescente, isso é importante para que no fim deste tutorial seja fácil mudar os segmentos de nosso relógio. Sua tabela deve estar semelhante a imagem abaixo.
Passo 7. Quase tudo pronto, agora iremos realizar um ajuste que vai melhorar bastante a utilização dos relógios, iremos retirar o alinhamento às grades da área de jogo do roll20. Clique no ícone de folha azul no canto superior (Page Toolbar), posicione o mouse sobre a página atual e clique na engrenagem (Page Settings). Desmarque a caixa Grade e clique em salvar.
Passo 8. Volte até a tabela criada, no menu Coleções, item Tabelas, ao lado da tabela que você acaba de criar clique em Token. Isso fará com que seja criado um token na sua área de jogo.
Passo 9. A imagem deve estar semelhante a imagem abaixo, um token que pode ser redimensionar e mover livremente.
Passo 10. Para criar mais relógios repita o passo 8 ou selecione o relógio em sua área de jogo e utilizando os atalhos do teclado, Ctrl+C e Ctrl+V, duplique os relógios.
Passo 11. Iremos criar uma etiqueta para receber o nome do nosso relógio. Importe o arquivo clock_note.png do pacote de imagens que você baixou. Posicione-o sobre o relógio, clique com o lado direito do mouse e selecione a opção Para Trás.
Passo 12. Para escrever o nome do relógio, selecione a ferramenta Texto, no canto superior esquerdo, posicione-a próximo do relógio e escreva o nome do relógio. Ajuste a tipo, tamanho e cor da fonte. Nosso relógio já está funcional, basta aprender como movimentar seus segmentos.
Passo 13. Para movimentar os segmentos do relógio, clique com o lado direito sobre o relógio, clique em Vários Lados e selecione a opção Escolher Lado.
Passo 14. Se você seguiu as recomendações do passo 6, ao movimentar a barra da esquerda para a direita, os segmentos do relógio irão preenchê-lo gradualmente. Basta escolher sua nova posição e clicar em Choose. No exemplo iremos adicionar 2 segmentos ao nosso relógio.
Passo 15. Voilá! Aqui está como nosso relógio ficou. Caso precise movimentar o relógio novamente, basta seguir os passo 13 e 14 novamente.
Extra:
Aqui vai uma dica para você melhorar ainda mais a organização de seus jogos. No conjunto de imagens de Tim Denee você irá encontrar duas cores de relógios, azul e amarelo. Procure utilizar as cores para tipos de relógios diferentes. Particularmente eu gosto de usar os relógios Amarelos para representar o progresso dos personagens sobre os obstáculos. Já os relógios Azuis são utilizados para representar a aproximação de um perigo ou situação problemática. Deste modo basta que você e seus jogadores batam os olhos para saber o que é o que.
No exemplo abaixo, os relógios amarelos de Bandidos no Beco e o Assalto ao Museu, demonstram o progresso dos personagens sobre estes obstáculos. Já os relógios azuis demonstram a iminente Chegada dos Casacos Azuis, que pode complicar ainda mais as coisas e a Paciência dos Contrabandistas que se esgota, conforme o tempo passa e os jogadores não recuperam suas mercadorias de volta.
Bom, então é isso pessoal. Esperam que tenham curtido a dica de hoje, aqui na Torre do Mago estamos sempre nos esforçando para trazer dicas úteis para vocês. Por isso, peço que cogitem a ideia de participar de nossa página do Facebook ou se inscrever em nosso canal no Youtube, assim vocês sempre ficarão sabendo quando sair mais novidades. Qualquer dúvida, basta postar logo aqui embaixo que responderemos com todo carinho. Logo voltamos com mais dicas quentes!
Sucesso.