E ai moçada! Mais um texto muito bacana do nosso parceiro, Undreren do blog Partial Success. Dessa vez, nosso amigo do Multiverso Distópico, Marco Araújo, que fez as honras de traduzir este artigo e também assina a tradução dos próximas que irão tratar dos Princípios do MJ.
Se você está ligado aqui no site, deve ter percebido que o artigo anterior, sobre Furtividade foi o começo de um projeto voltado para o Mestre de Jogo. Uma função, árdua, e que merece todo o nosso apreço. Então vamos ao que interessa, e se liga aí nas próximas semanas que esse projetinho promete.
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Um Objetivo para a todos governar
Estou enfrentando um pouco de “bloqueio de blogueiro”, então decidi que vou me focar nos Objetivos e nos Princípios pelos próximos dias. Os Objetivos são o “propósito” do MJ, o que ele deve fazer todo o tempo. Os Princípios funcionam como uma guia para o MJ, dizendo o que fazer durante o jogo para seguir os Objetivos.
Se você ainda não jogou ou leu Dungeon World, deve ter notado que os Objetivos e os Princípios são, na verdade, um tipo de regras. Elas dizem ao MJ qual o objetivo do jogo e quais são suas obrigações. Fugir dos Objetivos e não seguir os Princípios é o mesmo que ignorar o propósito do jogo. Soa um tanto sombrio quando coloco dessa forma, mas confie em mim quando digo que eles são o tipo de regras que você não vai querer quebrar.
Vamos começar com os Objetivos e deixar os Princípios para outro artigo.
Os Objetivos
Os Objetivos contém três “regras”:
- Retratar um mundo fantástico.
- Encher a vida dos personagens com aventuras.
- Jogar para descobrir o que acontece.
Como você pode ver, elas não são muito restritivas e não fazem nada além de dizer ao MJ o que um MJ deveria fazer. Eu, na verdade, penso que é uma jogada de mestre incluí-las como regras, pois isso garante que o MJ e os jogadores estão na mesma página em relação a do que se trata o jogo.
Agora vamos falar sobre elas em ordem.
Retratar um mundo fantástico
Isso, na verdade, não é diferente do que o MJ faz em qualquer outro jogo de fantasia: descrever o mundo como os jogadores o veem a todo o tempo. Além disso, note a palavra “fantástico”; Dungeon World deve ser jogado num mundo de maravilhas, então o jogo diz ao MJ que ele deve ser fantástico, não mundano. Temos um Mago no grupo, e ele absolutamente não é o único mágico por aqui, nem é o Clérigo o único capaz de lidar com o poder divino!
Entretanto, esta regra é mais importante do que pode parecer, pois ela te força a pensar sobre como tornar o mundo de jogo maravilhoso, mais mágico e mais empolgante. Pense sobre como fazer com que os jogadores queiram ver mais disso. Então, se você ainda estiver em dúvida; este é um jogo de alta fantasia. Se você vai mestrá-lo, descreva um mundo de alta fantasia fantástico!
Encher a vida dos personagens com aventuras
Agora nós chegamos ao cerne do jogo, realmente; temos alguns pretendentes a herói, e queremos vê-los fazer coisas, coisas empolgantes! Eles não deveriam ficar enrolando, fazendo nada. Não é para isso que estamos jogando um jogo de aventura e alta fantasia!
Encher suas vidas de aventura é fácil. Você só tem que lhes dar muitas oportunidades de ganhar algum dinheiro fazendo coisas perigosas.
Jogar para descobrir o que acontece
Essa é importante. Embora as outras também sejam, essa é a minha favorita. Ela não diz “Jogar para contar uma história”, porque você não deve contar uma história nesse jogo. O jogo é sobre ver o que as personagens fazem, e como o mundo muda através de suas ações.
Isso também significa que você não deve planejar previamente eventos ou resultados. Ou algo já aconteceu ou não é planejado. Se algo está planejado, nada que os jogadores façam terá impacto; eles serão meros observadores.
Basicamente, se você planeja previamente, você já sabe o que vai acontecer, e consequentemente não pode realmente jogar para descobrir.
A importância dos Objetivos
Como falei, os Objetivos são um conjunto de regras para o MJ, regras que devem ser obedecidas se você quer jogar o jogo como ele deve ser jogado. Ele também tem outro propósito: dizer ao MJ o que se espera dele. Outros jogos normalmente colocam isso numa seção de “Conselhos ao MJ”, mas pessoalmente acho que isso diminui seu valor. Conselhos podem ser ignorados, regras não. Não a menos que todos concordem com isso. Colocá-las como regras é uma mensagem para os jogadores também: vocês podem dizer ao MJ quando ele está quebrando as regras!
Eu acho que quase todo mundo vai concordar com o sentimento de que um jogo deve ser jogado como escrito, a menos que algo diferente tenha sido concordado. Este é o verdadeiro poder dos Objetivos: ele estabelece expectativas. Eu sempre quero falar sobre expectativas antes de jogar, mas as regras de Dungeon World tornam isso redundante, ao menos quando todos sabem as regras.
Observações Finais
Os Objetivos tem me aberto os olhos, por me permitir formalizar o que sempre percebi como “boas práticas” de mestragem. Os Princípios me ajudam nisso também, pois na verdade só servem para auxiliá-lo a seguir o Objetivo.
Eu talvez divida o próximo post, o que fala sobre os Princípios. Há vários Princípios e eu acredito que cada um deles mereça ser discutido a fundo. Além disso, como não adorar um jogo que diz ao MJ para “ser um fã das personagens”?